Como Ser um Levita Que Manifesta a Fidelidade de Deus

Boa noite, irmãos e irmãs.

Para iniciar, gostaria que fechassem seus olhos e, em um momento íntimo com Deus, vocês orassem por sabedoria para que sejam capazes de reconhecer que Cristo é quem te salva. Que haverá sempre dois caminhos, mas, que por amor e fé em Deus, você escolhe sem titubear (duvidar), o caminho do Pai.
Amém.

Nossa base será o Salmo 89:1.
As benignidades do SENHOR cantarei perpetuamente; com a minha boca manifestarei a tua fidelidade de geração em geração.
Etã escreveu este Salmo 89, e, a bíblia entretanto, revela muitas coisas a respeito do mesmo, inclusive como sendo um sábio homem. Por vezes sua sabedoria fora comparada com a de Salomão.
A tradução de seu nome "Etã", quer dizer "Forte".

Continuando, somos direcionados à passagem de I Reis 4:31 e I Crônicas 15:16-17
E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.
I Reis 4:31
E disse Davi aos chefes dos levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria.Designaram, pois, os levitas a Hemã, filho de Joel; e dos seus irmãos, Asafe, filho de Berequias; e dos filhos de Merari, seus irmãos, Etã, filho de Cusaías.
 I Crônicas 15:16-17
Por estes versículos, podemos chegar à conclusão de que Etã, era de fato um homem muito sábio, mas, que também era responsável por levar a felicidade aos demais com seu instrumento, aos que estavam na congregação de Israel. Mas, algo é marcante até aqui, seu nome mostrava seu CARÁTER.
Uma pessoa com Deus, é uma pessoa Forte, mas não fisicamente, mas sim, ESPIRITUALMENTE.
Deus então, escolheu este homem para ensinar pelo Salmos 89, como ser um ADORADOR e além de tudo, GRANDE SÁBIO.
Deste modo, irmãos, Etã nos ensina duas bases para ser um Levita Grandiosamente Sábio.

I) Cantarei para sempre as benignidades do Senhor.

O CANTAR: levar uma grande alegria. Um Levita demonstra em sua vida a alegria acerca da bondade de Deus. Em Tiago é revelado que "Quem está feliz, canta louvores."
Portanto irmãos, cante!
Não é afinado? - E dai? - Cante! Deus não quer tua afinação, Ele quer teu louvor.

PARA SEMPRE: adoração com um início. Mas, sem fim!
Adorar a Deus, não é apenas estar lá no culto, cantando, louvando, mas sim, uma adoração contínua. Sem fim.
Uma adoração sem fim, ensina a nós acerca do caráter de Deus, em ser bom e fazer o bem.

II) Com a minha boca proclamarei a todas as gerações a Tua fidelidade.

PROCLAMANDO OU ACLAMANDO: é saber reconhecer alguém importante. Com alegria se fazer conhecido da mesma. É reconhecer com sabedoria a autoridade de quem se apresenta.
Um adorador, precisa reconhecer, ter intimidade e mais que tudo isso, ter amor, afim de ensinar sobre Deus.
Só se proclama alguém, quando de modo geral conhecemos esta pessoa e a sua autoridade.
Pois assim, ensinaremos como nosso testemunho eternamente.

Por fim, como foi citado irmãos, quando se sentirem felizes, cantem, dancem, pulem, enfim.
Mas no caso da tristeza, faça o mesmo e ore.
Oração é o único meio de se conseguir uma aliança com Deus, um contato maior com Ele.

Finalizo por aqui, deixando meus agradecimentos ao meu amigo e criador da mensagem, César Amaral.
A PAZ DO SENHOR, IRMÃOS. BOA NOITE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Para Minha Esposa

Ore. Confie. Espere.

Falando Sobre Momentos...