Vivendo e Aprendendo

Olá,
Meu nome é Fernando. Hoje tenho 20 anos e espero poder estar vivo para ler isto daqui há alguns anos.
Entre erros e acertos, eu sei que poderei acreditar que nada nunca será por acaso. Como por exemplo, no dia em que cortei minha cabeça, com 5 anos de idade, não foi por acaso que cortei em um degrau da escada da piscina, que tinha mais ou menos 60 cm de profundidade.
Aquilo, eu acredito, que tenha acontecido para que eu pudesse entender que estava na hora de me aventurar em profundidades maiores, vencer meus medos. Então passei a nadar em profundidades cada vez maiores. Mas, como toda criança é imatura, possui medos e traumas, eu não entendia muita coisa do que os adultos falavam, mas sempre fiquei bem atento. Talvez seja uma mania besta de querer saber de tudo o que está a minha volta, mas, também seja uma ânsia por conhecimento que carrego desde os meus 10 anos.
Quando completei meus 12 anos, pensei "Ah, agora sou adolescente. Vou fazer tudo o que eu quiser!" - Que engano.
Máscaras começaram a surgir em minha frente, pessoas com sentimentos já feridos demais, pessoas que camuflavam o que estavam sentindo para que ninguém percebesse. Lembro-me com perfeição do dia em que vi uma pessoa chorando, escondida num canto da escola. Fui atrás de saber o que era e se eu poderia ajudar, a pessoa se levantou e saiu correndo, dizendo que não, que ninguém poderia.
Aquilo me fez perceber que eu não só havia deixado de ser uma criança cheia de sonhos, como também, me fez acreditar que eu passava ali, naquele momento a entender o quanto as pessoas escondem o que sentem.
Até hoje não sei o porque do choro daquela pessoa, mas, seja lá o que for, deveria ser algo sério ou de repente só mais uma briguinha em casa.
Onde eu quero chegar com tudo isso? - Na verdade em lugar algum. Isto é mais um desabafo do que uma tentativa de entender as pessoas.
Hoje, já maduro o suficiente para entender algumas coisas, afirmo que realmente não é fácil derramar uma lágrima na frente de uma pessoa e dizer "Perdão?" ou simplesmente do nada, chorar porque uma dor está sufocando.
Hoje em dia não é fácil se relacionar com alguém, porque as pessoas mentem, omitem, ofuscam, destroem sentimentos.
Até aqui, diria apenas para que confiássemos mas em nós mesmos e no que queremos, no que acreditamos do que "esporadicamente" dizendo, em outra pessoa.
Demo-nos um voto de confiança, um voto de que é possível sim, dar a volta por cima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Para Minha Esposa

Ore. Confie. Espere.

A Dramaturgia do Romance Que Devemos Viver