Adoração. Destruindo as Tendas do Pecado

Boa noite meus irmãos e irmãs. A Paz do Senhor.

Vamos refletir acerca deste que é um dos temas mais bonito e cheio de fé.


O Senhor apareceu a Abraão, perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia, Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, bem próximos dele. Quando os viu, saiu de perto da sua tenda, pôs-se a correr ao encontro deles e curvou-se até ao chão e disse: "Meu Senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada. Mandarei buscar um pouco d’água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore. Vou trazer-lhes também o que comer para que recobrem forças e prossigam pelo caminho, agora que já chegaram até este seu servo.". "Está bem! Faça como está dizendo", responderam. Abraão foi apressadamente à tenda e disse a Sara: "Depressa, pegue três medidas da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães". Depois correu ao rebanho e escolheu o melhor novilho, e o deu a um servo, que se apressou em prepará-lo. Trouxe então coalhada, leite e o novilho que havia sido preparado, e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore."Onde está Sara, sua mulher? ", perguntaram. "Ali na tenda", respondeu ele.Então disse o Senhor: "Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho". Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele. Abraão e Sara já eram velhos, de idade bem avançada, e Sara já tinha passado da idade de ter filhos. Por isso riu consigo mesma, quando pensou: "Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?" Mas o Senhor disse a Abraão: "Por que Sara riu e disse: ‘Poderei realmente dar à luz, agora que sou idosa? Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho".Sara teve medo, e por isso mentiu: "Eu não ri". Mas ele disse: "Não negue, você riu!" Quando os homens se levantaram para partir, avistaram lá embaixo Sodoma; e Abraão os acompanhou para despedir-se. Então o Senhor disse:

Esconderei de Abraão o que estou para fazer? Abraão será o pai de uma nação grande e poderosa, e por meio dele todas as nações da terra serão abençoadas.Pois eu o escolhi, para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito, para que o Senhor faça vir a Abraão o que lhe havia prometido. Gênesis 18:1-19


Tenda, no hebraico quer dizer: Sucá. Sucá é uma espécie de cabana, construída pelos judeus beduínos e até hoje em Israel é feita uma festa em comemoração ao tempo em que os judeus viviam em tendas no deserto esta festa é conhecida como a festa de Sucot. Ou festa dos tabernáculos. Representa a confiança do judeu em Deus, a presença Divina no deserto através das Nuvens da Glória durante os 40 anos.
Tenda espiritualmente fala de nosso caráter, e da nossa mente onde tomamos nossas decisões, a tenda nada mais é do nossa natureza humana. pois mostra nossa natureza dependente, cega frágil e limitada.
Depois que Deus entrega as promessas dele para Abraão vemos que dentro da tenda vemos uma incredulidade vinda da parte de Sara, esta incredulidade nada é mais que um sentimento que vai contra a adoração, que priva ao adorador de buscar a promessa de Deus. Neste estudo além da incredulidade será abordado outros pecados que privam o adorador de viver na benção de Deus, foi comparado estes pecados como tendas do pecado, são tendas que foram palco para entrada de pecados, que geram maldições e fazendo o povo ter uma visão limitada da benção de Deus. Estes pecados que limitam a benção de Deus são:

Incredulidade
Sara tem um momento de incredulidade, sara se ve dentro da tenda, velha e não acreditando que a promessa seria cumprida sobre a vida dela, isto porque ela tinha a visão limitada daquilo que abraão presenciou quando estava com aqueles homens, tanto que ela entrega seu marido a para sua serva e este tem um filho, esta atitude de incredulidade tem repercutido ate hoje no povo de israel, com uma luta constante com os filhos de Ismael (árabes), a incredulidade nos cega não deixando que vemos a benção de Deus e nos deixa limitados no crer, a bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus e uma vez que incredulidade toma o coração, este deixa de ter fé fazendo a pessoa ficar cega para o milagre de Deus.Desta forma a incredulidade gera um ambiente em nossas mentes de fragilidade e incapacidade, outros sentimentos também nos privam de buscar o melhor de Deus, nos levando ao sofrimento espiritual e mental, levando a crer que Deus não nos abençoa

Idolatria

Então entrou Labão na tenda de Jacó, e na tenda de Lia, e na tenda de ambas as servas, e não os achou; e saindo da tenda de Lia, entrou na tenda de Raquel.Mas tinha tomado Raquel os ídolos e os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre eles; e apalpou Labão toda a tenda, e não os achou.
Gênesis 31:33-34
A principio não houve punição na vida de Raquel, por guardar os ídolos em sua tenda, mas este costume de carregar ídolos se perpetuou na nação de Israel o que levou a queda da nação. A idolatria tira o foco da adoração a Deus, faz o idolatra enxergar apenas o ídolo, deixando-o cego e vulnerável, as vontades de satanás e fora das bênçãos que são dadas aqueles que buscam ao Senhor.

Soberba

E ele lhe disse: Põe-te à porta da tenda; e há de ser que se alguém vier e te perguntar: Há aqui alguém? Responderás então: Não.Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e chegou-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, de sorte que penetrou na terra, estando ele, porém, num profundo sono, e já muito cansado; e assim morreu.
Juízes 4:20-21
Sisera era o comandante de Canaã por vinte anos tinha oprimido Israel, com seu poderio bélico, este é vencido e ao fugir entra numa tenda de uma mulher que é sua inimiga para descansar, e ficar escondido, vemos que a própria tenda que ele usou para descansar foi a mesma que o matou.
A soberba age da mesma forma, a principio ela te deixa confortado, mostrando que nada vai abater, que este sentimento o faz ser a pessoa mais segura do mundo, mas o soberbo não se da conta que neste momento ele esta mais vulnerável ao ataque do inimigo, pois a força, A soberba nos afasta de Deus, e nos conduz a morte.
O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.


O SENHOR fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.Abominação é ao SENHOR todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas.
Provérbios 16:4-5
Um exemplo bem claro nos dias de hoje quando temos jogadores de futebol que ao se render a soberba de suas riquezas entram em escanda-los e muitos morrem miseráveis, outros se tonam apostatas (abandonadores) da fé, se entregam apenas ao seu próprio eu, deixando toda benção que esta na adoração a Deus.

Cobiça da Honra de Deus

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo.Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o SENHOR.Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.E disse Josué: Por que nos perturbaste? O SENHOR te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.
Josué 7:21-25
Quando o povo de Israel derrotou Jericó, todos os pertece daquela cidade seriam todas destinadas para o tesouro de Deus, era uma primicia que Deus tinha ordenado, como gratidão aos feito que Deus tinha proporcionado para Israel,Aca motivado pela sua cobiça rouba parte deste pertence de gratidão para si, gerando uma grande maldição para seu povo e sua família.
Como servos de Deus devemos fugir de qualquer cobiça daquilo que pertece a Deus, muitos motivados por este sentimento tentam buscar honra e gloria, poder e sabemos que tais são destinadas para Deus! A honra e gloria pertencem a Deus e nossa vida, a nossa tenda deve estar limpa de toda honra e toda gloria e poder, pois tais sentimentos devem ser dados a Deus,

Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Apocalipse 4:11

Iniquidade
Enquanto Israel estava em Sitim, o povo começou a entregar-se à imoralidade sexual com mulheres moabitas, que os convidavam aos sacrifícios de seus deuses. O povo comia e se prostrava perante esses deuses. Assim Israel se juntou à adoração de Baal-Peor. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel. E o Senhor disse a Moisés: "Prenda todos os chefes desse povo, enforque-os diante do Senhor, à luz do sol, para que o fogo da ira do Senhor se afaste de Israel". Então Moisés disse aos juízes de Israel: "Cada um de vocês terá que matar aqueles que dentre os seus homens se juntaram à adoração de Baal-Peor". Um israelita trouxe para casa uma mulher midianita, na presença de Moisés e de toda a comunidade de Israel, que choravam à entrada da Tenda do Encontro. Quando Finéias, filho de Eleazar, neto do sacerdote Arão, viu isso, apanhou uma lança, seguiu o israelita até o interior da tenda e atravessou os dois com a lança; atravessou o corpo do israelita e o da mulher. Então cessou a praga contra os israelitas. Mas os que morreram por causa da praga foram vinte e quatro mil. 

E Israel deteve-se em Sitim e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas.Elas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.Juntando-se, pois, Israel a Baal-peor, a ira do SENHOR se acendeu contra Israel.Disse o SENHOR a Moisés: Toma todos os cabeças do povo, e enforca-os ao SENHOR diante do sol, e o ardor da ira do SENHOR se retirará de Israel.Então Moisés disse aos juízes de Israel: Cada um mate os seus homens que se juntaram a Baal-peor.E eis que veio um homem dos filhos de Israel, e trouxe a seus irmãos uma midianita, à vista de Moisés, e à vista de toda a congregação dos filhos de Israel, chorando eles diante da tenda da congregação.Vendo isso Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, se levantou do meio da congregação, e tomou uma lança na sua mão;E foi após o homem israelita até à tenda, e os atravessou a ambos, ao homem israelita e à mulher, pelo ventre; então a praga cessou de sobre os filhos de Israel.E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
Números 25:1-9
Vemos nesta passagem que o povo se rendeu a iniquidade e busca de coisas imorais que Deus abominava, vemos que Deus por si só colocou uma praga para alertar ao povo e fazer o povo dele buscar novamente, a situação estava tão critica que um certo homem, mesmo sendo diante da praga que Deus permitiu, seu coração não pensou duas vezes em se prostituir com uma moabita, dentro de sua tenda elevando ainda mais a ira de Deus. A tenda da iniquidade nos cega através da vontade e do desejo incontrolável, tudo aquilo que é abominável para Deus e se torna pratica normal, devemos fugir, pois ela nos leva para uma destruição de nossa adoração e de nossa vida, pois nos afasta da presença de Deus. Por mais que seja ótimo aos olhos do iníquo, o fim dele é trágico.  Mas como devemos por em nossas tendas? Jó ensina a melhor forma de fugir das tendas da incredulidade, da soberba, da cobiça da honra e da iniquidade é pela palavra, pelo amor e busca da presença de Deus, só desta forma é que deixamos a tenda da iniquidade e nos deleitamos na benção de Deus e motivados pela adoração ficamos.

Apega-te, pois, a ele, e tem paz, e assim te sobrevirá o bem.Aceita, peço-te, a lei da sua boca, e põe as suas palavras no teu coração.Se te voltares ao Todo-Poderoso, serás edificado; se afastares a iniqüidade da tua tenda,E deitares o teu tesouro no pó, e o ouro de Ofir nas pedras dos ribeiros,Então o Todo-Poderoso será o teu tesouro, e a tua prata acumulada.Porque então te deleitarás no Todo-Poderoso, e levantarás o teu rosto para Deus.
Jó 22:21-26

A mensagem nos leva a entender através de Abraão, que independente da situação em que estamos quer tristes ou felizes, devemos trazer para nossa vida e caráter pessoal, a adoração pois ela vai trazer todas as bênçãos que Deus tem para nos dar.
Além de viver uma vida ao lado de Deus, que consideramos a maior das benção para um adorador, é principalmente porque nos afastamos das tendas da iniquidade.
Por isso meus irmãos, estejamos convictos daquilo que fazemos, tenhamos caráter para assumir sem temer o que fizemos. Deus tem um coração que perdoa. Ele te perdoa também, mas, prostre-se diante dEle, entregue tudo a Ele. Ele vai cuidar!

Fiquem em Paz e o Senhor os guardem.
Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Para Minha Esposa

Ore. Confie. Espere.

Falando Sobre Momentos...