Arrependimento Pt. 2

Continuando...

Uma coisa que todos nós devemos ter em mente, Deus é Pai de pecadores. De modo que, mesmo quando não entendíamos quem Ele era, qual a participação dEle em nossas vidas, Ele já nos cuidava e nos chamava de FILHOS!
Mas, naquele tempo, era considerada uma blasfêmia alguém se identificar como filho de Deus. As únicas referências de Deus como Pai, na bíblia, no Antigo Testamento, é quando citam Deus como Pai da nação de Israel (Criador de Israel).
Mesmo depois disto, Jesus, evitou se identificar como filho de Deus. Mas, Deus em algumas passagens fez questão de declarar "Este é meu Filho!"
Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele.Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".
Mateus 3:16-17
De modo que, somente aos próximos Jesus usava o termo "PAI" para dirigir-se a Deus.
Então, após contar estas parábolas, Jesus ministra sobre aquelas pessoas mostrando a essência de ser chamado "Filho de Deus". Em outras palavras, como Deus age sendo Pai. NOSSO PAI!

Vamos agora, colocar o pedido do filho daquele homem, nos tempos de hoje...
Jesus continuou: "Um homem tinha dois filhos.O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
Lucas 15:11-12
 Naquele tempo, este pedido era algo considerado uma afronta, já que o pai era a autoridade dentro da casa. Mas, trazendo para os dias atuais, para nós isso soaria como um pedido de independência.
Entre outras palavras, hoje em dia, este rapaz falou para seu pai algo como "Pai, eu quero ser livre, não aguento mais esperar tua morte para receber o que é meu! Eu quero agora, viver para mim mesmo!"
Então, o pai não negou este ato de rebeldia do filho, mesmo que em prantos dentro de seu coração. Mas, onde quero chegar até aqui? - Na liberdade. Deus é Pai, e desde o Éden, Deus tem respeitado nossa liberdade, de modo que, nunca nos privou de viver como queríamos.
E é dentro desta liberdade que aprendemos sobre o que devemos fazer, o que é certo ou errado, etc.

E é dentro desta liberdade que entraremos dentro do tema central da mensagem, O ARREPENDIMENTO.
Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade.Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada."Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
Lucas 15:14-19
 Como podemos perceber, queridos, é dentro de tudo aquilo que ele semeou, todo aquele ato de rebeldia contra seu pai, que ele cai em si e fala algo do tipo: "Meu Deus, olha o que eu fiz. E agora não tenho mais nada. Mas e agora? Será que meu pai vai me aceitar? - Será que ainda está em tempo de meu pai me acolher? - Poxa, até os empregados do meu pai tem mais que eu!"
De repente, a graça de Deus cai sobre ele, então os pensamentos mudam.
"Ei, espera. Ele é meu pai. Ele vai me perdoar. Então, vou voltar. Ele é meu pai, eu vou voltar! Mas, vou me mostrar totalmente arrependido do que fiz."

E é vindo de Deus, nosso Pai, aquela segunda chance que muitas vezes, precisamos!
Então, o filho deste homem, pensou: "Vou me mostrar arrependido, qualquer coisa coloco a culpa na minha juventude e tudo certo!"
MAS, vemos que a atitude dele não foi esta. E que foi muito além de qualquer entendimento.
A atitude dele se baseou em 3 pontos importantes:

  • Confissão do Pecado (versículo 18);
  • Reconhecimento da Atitude Tomada. (versículo 19a);
  • Aceitação do Julgamento. (versículo 19b);
Para finalizar, gostaria de deixar algumas coisas explicadas.
  • Confesse seu Pecado: Como fez o filho, arrependido de sua atitude perante o pai dele e contra Deus, devemos sim, todos os dias, nas nossas orações, confessar que somos pecadores. Deus sabe de cada um deles, mas, é da sua boca que Ele quer ouvir. "Pai, pequei contra o Senhor."
  • Reconhecimento da Atitude Tomada: Somos pecadores e, pelos nossos atos, merecemos as consequências. "Pai, sou pecador, pequei contra Ti, fui fraco, não resisti! Não sou digno de ser teu filho!"
  • Aceitação do Julgamento: Nossos atos são julgados tanto pelos homens quando por Deus. "Pelo meu pecado, Pai, aceito o que tiveres de fazer comigo. Sei que se me corriges é porque me ama!"
Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.Ele dizia: "Arrependam-se, porque o Reino dos céus está próximo".Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías: "Voz do que clama no deserto: ‘Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele’ ".
Mateus 3:1-3

Que a Paz do Senhor esteja com todos vocês. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta Para Minha Esposa

Ore. Confie. Espere.

Falando Sobre Momentos...